Frutas do Inverno
- Rainara Resende
- 1 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de mar. de 2018
Frutas que estão no período de safra nos meses de Junho, Julho e Agosto.

Com a chegada do frio, muitas pessoas acabam descuidando da alimentação e até ganhando alguns quilinhos a mais. Nessa época é normal que a fome – e a vontade por comidas calóricas – aumente. Mas isso não é desculpa para jogar fora sua saúde e sua dieta.
As frutas não são a cara apenas do verão. As frutas típicas do outono e inverno te ajudam a manter a saúde e o corpo nesses meses mais frios.
“É possível, sim, aproveitar as temperaturas mais amenas para cuidar bem da saúde e se alimentar bem. Engana-se quem pensa que o outono não oferece boas opções para uma alimentação saudável, pois há muitas frutas próprias da época que podem ser consumidas sem medo”, afirma Myrna Campagnoli, endocrinologista do Delboni Medicina Diagnóstica.
ATEMOIA
A atemoia, por exemplo, fruta híbrida que apresenta grandes quantidades de carboidratos e fibras, é rica em vitaminas B e C, ferro, potássio e flavonóides. Porém, deve ser consumida com moderação, por ser bem calórica. Essa fruta também é indicada para quem procura um alimento para ser fonte rápida de energia.
CARAMBOLA
Além de refrescante, a carambola possui propriedades diuréticas. Deve ser evitada por pessoas que possuam problemas renais. A fruta também é rica em vitaminas A, B e C.
MAÇÃ
Rica em vitamina B e C, é uma fruta excelente para a saúde. A casca possui uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. A fruta também possui substancias que ajudam a diminuir as chances de formação de coágulos sanguíneos. “O chá da casca da maça também tem um bom efeito diurético. Além disso. é uma fruta pouco calórica e ótima opção para quem está de dieta”, finaliza Giulianna.
MEXERICA/TANGERINA
Frutas ricas em vitaminas C e A, ajudam a prevenir e combater gripes e resfriados, típicos dessa época do ano. Porém, é preciso consumir em moderação, devido ao alto teor de açúcar presente nessas frutas. A vitamina C também é importante para melhorar os ossos, dentes e pele.
MORANGO
Essa fruta é rica em Vitamina C, E, A, B5 e B6, além de minerais como o ferro, potássio, cálcio, magnésio. O morango também possui fibras, que auxiliam o intestino. Pode ser utilizado em sucos, geleias, sorvetes, bolos, tortas doces e muito mais.
MELÃO
Popular por seu sabor doce suave e por ter uma grande quantidade de água em seu interior, o que torna o fruto muito suculento. Grande fonte de vitaminas (A, B1, B2, B3 e C), além de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Suas propriedades o tornam um grande aliado para a formação de tecido como ossos, dentes e sangue; mas também para aumentar a resistência dos vasos sanguíneos e capilares.
Seu alto teor de fibras combate a constipação e auxilia no emagrecimento (perda de massa gorda) e ainda pode funcionar como calmante, diurético e laxante. É também capaz de agir contra infecções como gota, reumatismo, artrite e infecções ginecológicas.
KIWI
O kiwi, além da vitamina C, é também um laxante natural, porque é muito rico em fibras. A enzima actinidina ajuda na quebra das proteínas e é usado como um digestivo depois de refeições pesadas, como churrasco. É rico também em antioxidantes, vitamina A e E, que auxiliam na prevenção de doenças arteriocoronarianas e do sistema imunológico.
Também ajudam a diminuir o risco de câncer, especialmente do cólon, pois o kiwi ajuda na manutenção do trato gastrointestinal. Rico em ácido fólico e nas vitaminas B1 e B6, a fruta também tem a fama de ser um bom cicatrizante.
Fonte: Revista Corpo a Corpo, 2015.
Seja Leve e ReLeve,
Rainara Resende
Comments