top of page
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • 330733_de2fa115e9504d108d3880e4b0831548_mv2

Tá se sentindo cansado??

  • Foto do escritor: Rainara Resende
    Rainara Resende
  • 27 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Incorporar alguns alimentos à sua dieta pode diminuir o cansaço e aumentar a energia na rotina do seu dia a dia.


A rotina pode ser muito cansativa, por isso é preciso mudar os hábitos alimentares! Com a correria do dia a dia, o corpo pede por mais energia para aguentar todas as atividades.


Seja estudando para provas finais ou lutando para fazer seu trabalho até o prazo estipulado, às vezes nossa rotina é exaustiva. Para muitos isso significaria xícaras e mais xícaras de café, talvez um pouco de guaraná e tapas periódicos no rosto para dar uma acordada. O problema desses estimulantes (e da agressão física imposta a si próprio) é seu caráter temporário. Os estimulantes vão fornecer uma energia rápida e satisfatória no momento, mas, após um tempinho, seu corpo se sentirá três vezes mais cansado do que originalmente estava.


Mas existem alimentos que, ao serem incorporados a dieta, dão mais disposição. Os exemplos abaixo são de alimentos que gastam pouca energia no processo de digestão ou que auxiliam na produção de energia.


ÁGUA DE COCO

É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para o verão.


BANANA

A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.


OLEAGINOSAS

As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.


MEL

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio.


AVEIA

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.


ALIMENTOS INTEGRAIS

Comer pão integral pode prevenir um aumento na glicose sanguínea depois da sua refeição. De acordo com o Journal of Nutrition and Metabolism, isso significa menos quedas de energia do que quando você come outros carboidratos ou comidas processadas.


OVOS

Nesse caso, os ovos possuem muito ferro e proteína capazes de fornecer energia durante o dia todo, além de possuírem colina, um tipo de vitamina B necessária para funções cerebrais e produção de energia.


PIPOCA

Não, infelizmente pipoca de cinema não conta, já que essa é repleta de sal, óleo e calorias. Assim como a pipoca de micro-ondas, que possui compostos prejudiciais à saúde. Porém, a pipoca de panela feita em casa (sem muita gordura e de preferência com milho não transgênico - o que é muito difícil de achar) é repleta de fibra e auxilia a diminuir o trabalho na digestão.


É difícil mudar sua dieta? Existem outras maneiras de dar aquele impulso energético em você. Confira algumas dicas abaixo:


1. Caminhe

Pode parecer estranho gastar energia para se sentir mais energizado, mas é o oposto. Especialistas afirmam que aumentar atividade física, principalmente com caminhadas, aumentam a energia. E o melhor de tudo é que para caminhar não é necessário treinamento prévio, equipamento ou dinheiro.


2. Ouça música

Música estimula quase todas as regiões do cérebro, segundo o autor do livro This is Your Brain on Music, Daniel Levitin. Para o Ph.D, a música como som de fundo funciona para combater a monotonia, aumentando concentração e foco.


3. Dê uma cochilada

Pesquisas mostram que tanto a sobrecarga de informação quanto o esforço excessivo do cérebro podem gastar energia demais. Estudos feitos pelo Instituto Nacional de Saúde Mental americano mostraram que uma boa cochilada, de 60 minutos, pode não só reverter os efeitos da sobrecarga de informação, mas também ajudar a manter a informação aprendida.


4. Tome seu café da manhã

O café da manhã dá o tom para o resto do seu dia. Estudos mostram que se alimentar de manhã mantém a pessoa alerta, satisfeita e inicia o metabolismo para o dia. Também é importante notar que pular qualquer refeição pode levar a uma sensação geral de fadiga pelo resto do dia.


E aí? Curtiu? Conte pra mim o que você gosta de fazer e que te deixa com mais energia!!


Seja Leve e ReLeve,

Rainara Resende

CRN 5 - 5976

Comments


VIP

bottom of page