Escolha o "diferentão"!!
- Rainara Resende
- 25 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar. de 2018
Toneladas de alimentos são desperdiçados apenas por não serem tão bonitos esteticamente, mas possuem as mesmíssimas propriedades e benefícios que um alimento integro.

Com certeza você já ouvir aquele ditado: Por causa de uma cara feia, se perde um bom coração. Eu cresci ouvindo esse ditado de minha mãe e isso é a mais pura verdade não é? Com os alimentos, podemos também pensar assim.

No Brasil, milhares de alimentos são desperdiçados diariamente, nos supermercados, feiras e em nossas casas. Alimentos que tem sua composição integra, com propriedades, nutrientes e compostos intactos, mas que só porque estão tortos, com formato diferente, ou com qualquer outro aspecto que descaracteriza da ideia de "perfeição" (Um tomate em formato de coração, uma cenoura cheia de grumos etc.) são totalmente desprezados.
Atenção, existem alimentos que tem suas características sensoriais e microbiológicas alteradas e que podem causar mal. Se o alimento apresentar manchas na casca, sabor, cor, cheiro, textura diferente do normal, ai sim podem ser descartados por apresentar perigo à Segurança Alimentar.

Neste texto, me refiro às Frutas, Verduras, Legumes, Raízes que estão adequados para consumo e que não são consumidos em tempo hábil, desta forma esses alimentos passam por seu tempo recomendado para serem consumidos, apodrecem e são descartados.
Você já pensou que fim leva esses alimentos que ficam estagnados na prateleira do mercado, na banca da feira e que não são vendidos??
Bem, Então vamos falar um pouco sobre DESPERDÍCIO.
A maior parte das perdas de alimentos acontecem no começo de uma cadeia com várias etapas como: Inicio da colheita, Armazenamento, Transporte, Pós-colheita, enfim, mas vou me ater ao desperdício já no final dessa etapa, que é no Comércio no supermercado e feira.
Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) atualmente, cerca de 2,2 bilhões de pessoas passam fome no mundo e um dado da FAO (Food and Agricultural Organization) apresenta que 1/3 dos alimentos já produzidos é perdido e isso representa em 40% de alimentos perdidos, inclusive em países ricos.
Em um mundo com tanta desigualdade, apenas em relacionar o Desperdício e a Fome já causa desconforto e uma disparidade muito grande.
Existem diversas campanhas e ações no Brasil que tentam diminuir a quantidade de alimentos desperdiçados. Uma delas é o Programa Únicos, do supermercado Carrefour. Encontra-se em fase experimental, porém visa a redução bastante significativa nos preços de frutas, verduras e legumes que estejam com casca machucada ou de formato diferente para incentivar a compra dos mesmos.

Em Janeiro deste ano de 2018, o Ministério da Casa Civil, através a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, divulgaram em suas redes sociais a Hashtag "ESCOLHA O DIFERENTÃO", visando conscientizar a população a comprar esses alimentos descaracterizados e reduzir o desperdício.
Sendo assim, concluímos a escolha de alimentos na hora da compra apenas por sua estética, trás impactos sobre as questões de desperdício que fazemos no dia a dia. Outro viés, seria a forma como esses alimentos podem ser consumidos e reaproveitados.
Mas isso caberia um outro texto...
Seja Leve e ReLeve,
Rainara Resende
Comments